Fotos: Maria Luíza d'Orey Lacerda Soares

 

O Bonseki é a arte de criar paisagens miniaturas efêmeras de areia. A areia fina e branca é passada na peneira em cima de uma bandeja de laca prêta. Com ajuda de plumas de cisne e pequenas matrizes, paisagens são artisticamente formadas, depois arrumada com pedras de diferentes tamanhos. As obras de arte, assim criadas não são fixas sôbre a influência do vento e do tempo ou ainda de sacudidas, elas se desagregam naturalmente.

O Bonseki, sendo uma arte essencialmente espiritual, ligada ao Budismo Zen que rejeita o mundo material, o artista vai agora mais longe e apaga com sua própria mão a paisagem que acabou de criar, uma vêz que o contemplador percebeu a imagem intimamente com o seu coração.

Isso acentua mais a individualidade da obra, seu carácter efêmero e irreversivel.

O Bonseki tem suas raizes das crenças animistas que dominam a vida espiritual japonêsa antes da chegada do Budismo., no séculoVI. As montanhas e a disposição natural das pedras, como o arranjo artificial, eram consideradas manifestações divinas. Então começaram a criar paisagens miniaturas completas compostas de pequenas árvores, de terra, água a origem do Bonseki.

As antigas crenças continuam a se exprimir ou através de jardins famosos de pedras ou na criação de paisagens miniaturas. É sôbre influência do Zen que o Japão conquista por volta do seculo XII a arte do Bonseki, conhecida na redução estética por meio da areia e pedras. No começo essa arte era só praticada pelos monges budistas. Foi só no sec. XIV que começou a se vulgarizar no Japão. Finalmente os jardineiros se inspiram para criar modelos que êles transpõem na verdadeira natureza. A prática do Bonseki acompanhava quase sempre a cerimonia do chá. No sec. XIX escolas foram fundadas, com orientações diferentes. A arte do Bonseki no sec.XIX se separou da cerimonia do chá, os mestres adotaram um outro título:sai-go"(sai=paz interior). O atual mestre Mme Issen Sai Souchoku, deseja apresentar na Europa a arte do Bonseki na esperança que você encontre alegria e que se detenha a perfeita harmonia da areia fina simbolizando o movimento e a ligeireza e na beleza natural da pedra dura representando a imobilidade e a continuidade.

São necessários sete anos para atingir um nivel alto, aí pode-se colocar conchas.

Essa mostra só é feita cada três anos e é muito rara.

O segrêdo de fazer belas ondas é concentrar-se nas plumas.

Transcrito do catálogo da aula de Bonseki do curso Jardins do Japão ocorrido na Bagatelle em Paris

Traduzido por: Maria Luiza dÓrey Lacerda Soares
JARDINS DO JAPÃO: Cronologia-Estilo-Cerimonia do chá--Bonsai-Arte do Bonseki
Colaboração do Professor Mauricio Wieler

Proibida a reprodução sem autorização prévia.

<< voltar